segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Ética E A Cidadania Nas Fábulas

Um dos objetivos centrais da educação é o de formar seres humanos pensantes, críticos, autônomos, criativos, justos, solidários, sensíveis e éticos.

Ler, discutir, analisar, criticar e "saborear" as fábulas também podem nos levar a resgatar a ética e a cidadania. Quem de nós, dependendo do contexto e da situação, já não se colocou na pele do lobo e/ou do cordeiro?

Qual seria nossa reação se "alguém" (a cigarra) batesse a nossa porta (nós=formiga) e nos pedisse ajuda?

Como reagiríamos diante da esperteza das "raposas" que tanto gostam de levar vantagens em tudo?

Será que todos os elogios que recebemos ou fazemos são sempre sinceros? ( "O corvo e a raposa")

E assim... há uma infinidade de exemplos vivenciados no nosso dia-a-dia que podem ser resgatados por meio de fabulosas fábulas e dos sábios provérbios.

Perceber as mensagens nas entrelinhas, estabelecer relações, criticar e descobrir quem são os verdadeiros lobos, raposas, águias e formigas da nossa sociedade... Analisar se as ações e atitudes dessas personagens (cidadãos) são éticas e justas... Discutir, debater, trocar idéias sempre e sempre... Se isto puder ser feito, com certeza, estaremos exercitando a cidadania de uma forma lúdica, gostosa mas não menos séria.

Fonte: http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/generos_textuais/fabulas/etica.htm

Comentário

(Silvana de Oliveira de Sousa)

Quem disse que ética e cidadania não podem ser discutidas com crianças, mesmo as menores? As fábulas, literatura infantil, cantigas, etc., podem ser a motivação para falarmos a respeito de atitudes que devem ser mudadas, não devem fazer parte da nossa postura, do grupo do qual fazemos parte. O professor pode lançar mão destes textos para tornar mais rico, lúdico e diversificado o trabalho com os conceitos de cidadania e ética.


Um comentário:

E.E.B.Catequista Joana Pendica disse...

PARABÉNS!
GOSTAMOS DA SUA HISTÓRIA.